Internet e Política de Cuba ao Brasil, com David Nemer - #90

A atuação por meio das redes sociais tem sido um facilitador da mobilização, da contestação e da produção de novos movimentos políticos.


Em Cuba, foi o instrumento que viabilizou uma onda de protestos contra o regime e o governo país afora, questionando a falta de alimentos, o autoritarismo e a falta de liberdade. No Brasil, foi instrumentalizada pelo bolsonarismo para eleger seu líder à presidência, atacar adversários e instituições da democracia.


Em Cuba esse movimento de questionamento do governo surgiu de baixo para cima, estabelecendo uma comunicação ágil que propiciou a mobilização; no Brasil ele se deu por meio de um sofisticado esquema de disseminação de desinformação.


Para discutir esse tema, o convidado deste episódio é o antropólogo David Nemer, professor da Universidade da Virgínia e pesquisador da importância da tecnologia nas interações humanas.




As músicas deste #ForadaPolíticaNãoháSalvação são "Sabana Havana", de Jimmy Fontana, "Cuban Sandwich", de Doug Maxwell e "Easy Lemon 30 Second", de Kevin MacLeod.



#Cuba #RedesSociais #Protestos #MobilizaçãoPolítica #Autoritarismo #Democracia #Bolsonarismo #Desinformação #FakeNews #Bolsonarismo #ExtremaDireita





Ouça no Apple Podcasts


Ouça no Podcast Addict


Ouça no Castbox


Ouça no Google Podcasts


Ouça no Deezer


Ouça no Audible


Ouça no TuneIn

Comentários

As mais lidas

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181